Adesguianos 2008-MG

Adesguianos 2008-MG

NOBRES COLEGAS diplomandos DO XL CEPEm – Curso de Estudos de Política e Estratégia realizado PELA ADESG(MG)-TURMA/2008

A todos pedimos licença para enviar-lhes, daqui, os nossos melhores votos de que em 2013 realizem-se todos os seus sonhos.

Adriana Rodrigues Parreiras
Adriane Coimbra Muniz
Aldrey Sena Martins
Alexandre Pires Sana Raimundo
Alexandre Soares Silva
Ana Cecilia Lusardo De Almeida Zenóbio
Ângela Maria Aparecida De Moraes
Angélica Barroso Magalhães
Antonio Carvalho De Souza Filho
Antonio Gornes De Araujo Neto
Antônio Valadares Caiafa
Arthur Ferreira Da Silva
Arthur Nigri Dos Santos
Artur Vieira De Aquino
Bruno Everton Da Silva
Bruno Neves Lessa Baptista
Bysmark Dos Passos
Carlos Eduardo Lopes Da Silva
Charleston Rodrigues De Oliveira Ximenes
Cinério Gonçalves Gomes
Claudio Viana
Clementino Irmão Teixeira
Clóvis Campos
Creso Evangelista Corrêa
Daniella Rose De Souza Bonfim Soares
Darko Kerimbey Barbosa Bitar
Dimas De Matos Machado
Domiciano Marcos De Magalhães
Edmundo Leonel De Alencar Neto
Edmundo Wagner Guimarães
Fabiana Machado Lima
Fernando Toledo Almeida
Flávio Ferreira De Melo
Francisco Antônio Vieira
Francisco Nadson Modesto Da Silva
Frederico José Ramalho Torta
Giovani José De Oliveira
Glaydstone Gonçalves Da Cunha
Guilherme Bicalho Junior
Gustavo Pantuzzo Silva Barbabela
Helder Fontes Capanema
Heloisa Helena Santos De Oliveira Papafanurakis
Igor Soares Saraiva
Jane Maria De Oliveira
Jenner Alexandre Zarattini
José Luiz Detomi
José Tarcísio Oliveira Araújo
Josiane Costa Amâncio
Katya Maia Correia Oliveira
Luiz Claudio Caniato Mayer
Luiz Claudio Vilaça
Luiz Rogério Almeida De Freitas
Marcelo Martins Gandra
Márcia Aparecida Da Silveira Assunção
Márcia Megda Cesarini
Marcilio Augusto Moreira
Marcus Fabiano Cota
Marina Márcia Oliveira Gonçalves
Martin Souto Jentzsch
Otávio Augusto Oliveira Lana
Patrícia Magda Gomes Pinto
Paulo Antônio Duarte
Paulo Bernardo
Paulo Guilherme De Oliveira Corrêa
Paulo Márcio Dos Santos Pena
Pedro De Paula Freitas Junior
Renato Marchezini
Ricardo Campos Monteiro De Barros
Ricardo Gonçalves Pessoa Leite
Rodrigo Campos Noli
Rodrigo Lana E Silva
Rodrigo Valadares De Meio Franco
Rosangela De Oliveira Saraiva Da Silva
Samuel Avelino Durães De Oliveira
Sueli De Fátima Pontelo Vargas
Tânia Mara Borges Boaventura
Tayguara Leão Rezende
Thiago Almeida Andrade Pinto
Ulisses Geraldo Da Silva
Vânia Avelar Ferreira,
Wilson Borqes Rodrigues.

DISCURSO QUE PROFERIU NA OCASIÃO:
Prof. Pedro Ernesto,
Prof. Norman,

Senhoras e senhores Membros da comissão executiva, Nobres Colegas diplomandos, Senhores Homenageados de 2008 da ADESG/MG, Convidados adesguianos, demais convidados. Autoridades, senhoras e senhores.

Desde aquele 7 de julho, deste ano, quando nos reunimos no Auditório da PE (4ª. Companhia de Polícia do Exército) para a cerimônia de abertura de nosso ciclo de estudos, cheio de expectativas, cinco meses se passaram. Nesse tempo, em que estivemos juntos quase todas as noites, gozamos um período no qual ampliamos nosso campo de visão sobre o Brasil e o mundo; este mundo que atravessa uma fase de mudanças por conta da crise econômico-financeira, possivelmente a maior de sua história. Estudamos, aprendemos, sorrimos, fotografamos, recebemos edições memoráveis do Newsletter, e não nos faltou o grande baile de formatura.

Algumas visitas de estudos nos levaram a lugares que muito acrescentaram a nosso currículo, em áreas estratégicas, como as visitas à aeronáutica (CIAAR) e a visita técnica científica ao PAMA (Lagoa Santa).
Vivemos intensamente muitos momentos alegres, produtivos, positivos e inesquecíveis. Aprofundamos conhecimentos da estratégia nacional, na busca dos objetivos nacionais permanentes, quais sejam: a democracia, a integração nacional, a integridade do patrimônio nacional, a paz social, a ordem, a soberania nacional.

Sabedores do perigo de mencionar poucos nomes e não citar outros e, por conseguinte, ser cobrado do interlocutor ou discursador, assumimos o risco de registrar alguns nomes, como autênticos representantes daqueles que nos honraram com sua presença e participação significativas. Assim, respeitando o pouco tempo que nos foi reservado para esta homenagem, citamos inicialmente, o Doutor Alysson Paulinelli, ex-ministro de Estado da Agricultura – ao desejarmos, obviamente, agradecer a todos os conferencistas convidados.

Ao apontarmos o nome do Capitão Antônio Milton de Araújo Melo, queremos, sem dúvida, saudar todos os demais adesguianos da Comissão Executiva que colaboraram com este curso de estudos. É nosso desejo homenagear também o controlador de debates, Dr. Inácio Loiola Pereira Campos, com suas elegantes palavras de agradecimento aos palestrantes, e os arremates com seus inesquecíveis “minutos de sabedoria” cada vez que encerrávamos mais uma noite de estudos.

Prof. Norman José de Andrade Giugni, Delegado Regional da ADESG em Minas Gerais, exemplo de líder, respeitável e respeitoso, sempre ordeiro e benfeitor, a V. Exª. nossos mais efusivos agradecimentos e reconhecimento por sua dedicação a nós, enquanto estagiários.

Olhamos para trás e nos lembramos com saudades do quanto que aprendemos nos quartéis da PE (Polícia do Exército) e do CET (Centro de Estudos Técnicos), onde fomos agradavelmente acolhidos; onde, também, recebemos informações e esclarecimentos que os grandes conferencistas, aos quais somos sinceramente gratos, nos transmitiram. Pois, conseguiram acender em cada um de nós aquela luz da consciência nacional e do sentimento de patriotismo. Principalmente quando nos falavam da Amazônia, das expressões do poder nacional em busca do bem-comum, da manutenção dos nossos objetivos fundamentais, como defesa da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, em especial da democracia e de outros valores universais.
Tanto nas atividades de auditório quanto nas de reuniões de grupo, pudemos rever a importância dos regulamentos e da disciplina para nos lembrar da pontualidade, organização e questões éticas.

Durante o CEPE, enquanto passávamos pelas fases preparatória, doutrinária, conjuntural e de aplicação, com as conferências, debates e apresentação de trabalhos, íamos, graças a ADESG, conhecendo a doutrina e o método de planejamento da Escola Superior de Guerra, dentro de espírito acadêmico, democrático e aberto ao livre debate.

Ficamos conhecendo, também, a explicação da doutrina esguiana, sobre a nossa sociedade que se situa na vertente fortemente latina dos valores da cultura ocidental. De notável influência cristã, essa influência nos assegura que o homem não se esgota, simplesmente, na expressão biológica de que ela se compõe. A cultura brasileira reconhece a presença inseparável da divindade no ser humano, o que projeta seu destino em termos de infinito ou eternidade, sem tirar dele a possibilidade moral de tomar decisões e lutar por um projeto de vida individual.

A aceitação desse humanismo teísta e cristão do povo brasileiro é uma característica respeitável, por considerar o homem dotado de dignidade por sua natureza e seu destino metafísicos, centro de todas as preocupações, para o qual devem ser orientadas as políticas e as estratégias. Outra característica importante é o fato de considerar o homem na sua globalidade, ao mesmo tempo, espírito e matéria.

Acontece que esse humanismo teísta é apenas a ponta da verdade. Não basta apenas acreditar na existência de um único Deus; é preciso conhecer-se a si mesmo, para reconhecer e sentir Deus, não o Deus “lá em cima” ou apenas no meio de nós, mas o Deus dentro de si e no outro, para aprender, com a experiência, a ver e ouvir a Deus, com os olhos e ouvidos físicos. Em seguida, aprender a conviver com o Deus existente dentro de cada um, lembrando a afirmação de que o ser humano é o único ser que tem aparência Divina.
Essa nova cultura, permeada pela instrução-escolaridade-educação-religiosidade, tem trânsito inquestionável no saneamento ético, moral e religioso dos indivíduos e do estado, capaz de inibir, com toda certeza, a criminalidade e a violência, refletindo na segurança individual e coletiva, na harmonia dos relacionamentos e, por conseqüência, na prevenção da saúde vigorosa.

Precisamos, urgentemente, resgatar a vontade política e a credibilidade dos nossos políticos; formar, a partir da própria sociedade, estadistas e líderes verdadeiramente teístas que estejam preocupados com esta e as próximas gerações!

Se faltam lideranças que traduzam este sentimento de indignação, então que parta da ADESG de Minas Gerais o grito de: – E-DU-CA-ÇÃO-TOTAL—-EM-PRIME-I-RO—LUGAR!—DE-NORTE-A-SUL, ——-DE-LESTE-A-OESTE,——JÁ ADESG/MG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Estado de Minas Gerais – Site da ADESG-MG: www.adesgmg.org.br

Caro(a) Adesguiano(a), Olá!
Tentei falar com todos os colegas. Só deu para eu falar com alguns. Você pode me retornar?
Se puder, responda esta mensagem e deixe seu número de telefone e um horário; eu tento ligar novamente para você.

LIGUE AGORA: 07h00 às 23h00
Telefax: (31) 3226-6024, (31) 3496-6144,
(31) 9621-2511 (Vivo), (31) 9212-6818 (Tim)
numerologialin@gmail.com

Não deixe pra depois. O que eu tenho para lhe comunicar não deixa de ser uma boa notícia.
Saudações de adesguiano e um abraço fraterno de Paulo Bernardo – Prof. Lin

Consultas de Diagnóstico da vida
Terapia das 9 Chaves
Cursos da Escola do Autoconhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *